O Egoísmo e o Auto Isolamento

Qual o motivo pelo qual as pessoas se isolam? O que faz com que alguém deixe de interagir com a sociedade? Será o medo? A insegurança?


Qual o motivo pelo qual as pessoas se isolam? O que faz com que alguém deixe de interagir com a sociedade? Será o medo? A insegurança? Talvez estes sejam os motivos mais comuns, entretanto, há um outro motivo em especial, o egoísmo.


O Perfil do Egoísta

Egoísmo é colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, sendo totalmente oposto ao Altruismo.

O egoísta - todos somos, mas em níveis diferentes - acredita que o mundo e as pessoas ao seu redor, independente de quem sejam, foram criados para ele e somente ele. Ele sofre pelo fato das pessoas não corresponderem às suas espectativas.
Não se pode afirmar se o egoísmo é natural ou é algo adquirido, como um vício moral.

Richard Dawkins e outros naturalistas postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos. É a hipótese do gene egoísta, ou seja, de que os mecanismos genéticos de reprodução agem com fins imediatos e egoístas. O altruísmo seria uma legítima construção da cultura humana.

Já a psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo.


Por que o egoísta se isola?


Existem vários motivos que levam uma pessoa a se isolar da sociedade, mas os do egoísta são um tanto complexos. Existem pessoas que adquirem um certo nível de egoísmo que as torna seres frustrados pois, como citado anteriormente, se decepcionam com o fato dos outros não satisfazerem suas espectativas.
Ao pensar que tudo deve ser direcionado à ele, o egoísta não suporta o fato das outras pessoas terem suas vidas - sem tê-lo no centro de tudo - e podem chegar a desenvolver um certo comportamento agressivo e rebelde.

Pessoas que se isolam por sentirem esta "falta de atenção" geralmente desenvolvem um quadro de depressão não por serem tímidas e/ou inseguras, mas por não terem a atenção desejada, acreditando que sua existência de nada vale para os demais, que não passa de um peso morto, tornando indispensável se vigiar ao interagir com estas pois, se magoam extremamente fácil e raramente perdoam, podendo destruir grandes amizades e até dificultar o relacionamento familiar.

Outro motivo do egoísta se isolar é a soberba.
Mas como? Os soberbos não se julgam superiores e fazem questão de demonstrar isso?
Sim e sim, a maioria dos soberbos faz questão de demonstrar sua "superioridade" perante os demais, entretando no caso dos que se isolam, há uma leve inclinação em seu pensamento, se acham tão superiores a ponto de nenhum outro ser os merecer, ou seja, se acham superiores demais para conviver com outras pessoas, não querem "se misturar com a ralé".

Este tipo de comportamento geralmente pode-se notar desde a infância, pois inconscientemente os pais criam seus filhos como se ele fosse melhor do que as outras crianças e, este filho acaba por perceber e absorver para si que tal fato é verdadeiro, tornando-se assim soberbo, lenta e progressivamente.


Existe uma "cura" para o egoísmo?

Sim e não. SIM pelo fato de que se o indivíduo egoísta perceber como age e decidir mudar - mesmo que lentamente - ele pode deixar o egoísmo de lado e reparar que nada gira em torno dele a não ser ele mesmo e, NÃO pelo fato de que não se pode impor que ele deve melhorar, não há como obrigá-lo, deve ser algo espontâneo pois, pelo contrário pode agravar sua situação tornando ainda mais conturbado seu pensamento.





A mente humana é algo fascinante! Quanto mais se estuda, quanto mais se entende ela, mais ainda você percebe que não sabe nada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel